Financiamento CDC

Aquele carro novo não sai da sua cabeça mas você não vê um caminho para comprá-lo? Já ouviu falar no CDC? Sabe o que é? O CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor, é um financiamento que se destina à compra de serviço e bens duráveis, entre eles um carro.

O CDC pode ser obtido em bancos, financeiras e lojas que vendem produtos financiáveis no CDC. O prazo deste tipo de financiamento geralmente é de 3 a 48 meses mas, para financiamento de veículos novos e usados pode chegar a 84 meses. Ele irá variar sempre  em função do valor e tipo do bem, da sua capacidade de pagamento e das condições da economia que esteja o mercado. Na prática ocorre em prestações mensais com aplicação de juros de mercado.

Os juros são pré-fixados, nos casos de prazo superior a 12 meses, também são encontradas alternativas com atualização monetária pela TR ou pelo IGP-M. Como garantia para quem opta pela compra de um veículo via CDC é sempre feita a alienação do carro, uma garantia para o banco ou financeira que deu o crédito para compra do veículo. Neste tipo de financiamento ocorre a incidência do IOF, taxa de cadastro, seguro do bem (que em alguns casos pode também ser financiado)  além de outros seguros.

O CDC pode ser pago através de boleto bancário ou carnê. Para quem adquire um carro o seguro é exigido e como já foi dito  geralmente o preço do seguro é imbutido no valor do financiamento. O valor do IOF também é normalmente financiado e, no caso de inadimplência (deixar de pagar o veículo) é direito do banco retomar o carro.

Mas quais são as vantagens do CDC? Antes de mais nada é um tipo de financiamento com certa flexibilidade em relação a prazos. É, normalmente, de fácil obtenção não havendo restrições em nome do comprador. As taxas de juros são mais baixas quando comparadas ao Crédito Pessoal.

Geralmente as concessionárias ou financeiras têm todas as informações de como financiar um carro pelo CDC. E há o padrão de exigir uma renda 3 vezes maior que a parcela a ser paga. Pelo sistema do CDC é possível financiar carros novos e usados. Mas com relação aos usados o carro não pode ter mais do que 10 anos de fabricação. Para dar início ao financiamento alguns documentos são necessários que você tenha em mãos no momento de falar com o gerente da concessionária, banco ou financeira, entre eles CPF, comprovante de renda e comprovante de residência de preferência atuais.