Financiamento de Caminhões

Financiar um caminhão já foi algo mais trabalhoso e difícil de fazer. Mas hoje, com as opções de financiamentos e programas de apoio à compra do caminhão como o Pro-caminhoneiro já é possível escolher uma boa opção de financiamento e por o seu negócio na estrada, ampliar a frota ou comprar um bom “possante” usado.

O Procaminhoneiro é um programa de financiamento criado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento, que financia, de forma exclusiva, via instituições financeiras autorizadas, a compra de caminhões novos e usados brasileiros além de equipamentos ligados ao setor de transportes para o transportador autônomo  e ME. É um incentivo do governo para a mellhoria e renovação da frota de caminhões brasileira que cruza este país de norte a sul, beneficiando ao caminhoneiro a possibilidade de comprar um novo caminhão.

E como se faz esse financiamento de caminhões? O Banco do Brasil e o Finame é o caminho para buscar esse financiamento. E, para isso, alguns requisitos são necessários o primeiro deles é referente à renda, que não deve passar de R$ 2,4 milhões. As outras são ter registro na ANTT, ter no mínimo 2 anos comprovados no exercício da atividade de transporte rodoviário de cargas. Outra exigência é ter uma conta corrente no Banco do Brasil pois é através desse banco que o Procaminhoneiro libera o financiamento. Além destas há outros requisitos e documentos como CPF, comprovante de residência entre outros mas, sem esses iniciais você não consegue dar início ao processo. A compra do caminhão pode ser de um novo ou usado, neste caso, não deve ter mais do que 10 anos de fabricação. Isso porque um dos objetivos do programa é o de renovar a frota nacional de caminhões por isso, o máximo é 10 anos.

E as taxas para financiar um caminhão? Como a proposta é facilitar a compra ou troca por uma caminhão mais novo, as taxas são mais baixas que as praticadas pelo mercado financeiro, e variam entre 4,5% ao ano. Dá para financiar o caminhão em até 90% se ele tiver até 7 anos de fabricação. Para os que têm de 8 a 10 anos o percentual é de 80%.

Quanto ao número de parcelas, tanto para caminhões ou equipamentos novos pode ser de 96 meses.Para camihões com 7 anos o prazo cai para 72 meses e para o caso de ter de 8 a 10 anos ele passa a ser de 60 meses.

É bom destacar que o Procaminhoneiro é um programa de financiamentos que também pode ser utilizado para compra de: chassis, carrocerias, caminhões-tratores, cavalos mecânicos, reboques e semi-reboques e também carretas. Há também a possibilidade de adquirir equipamentos relacionados ao setor dos transportes.

Agora que você já conhece o caminho para chegar até seu novo caminhão procure o Banco do Brasil e ponha na estrada o seu sonho.