Financiamento Leasing

Para quem está buscando alternativas para financiar a compra de um veículo, além do CDC há também a opção do LeasingMas o que é o Leasing? O Leasing não chega a ser um financiamento nos moldes tradicionais, pois é entendido como um arrendamento mercantil. É como se você arrenda-se o carro por um período para usá-lo pagando por esse tempo de uso. Isso quer dizer que ao optar pelo sistema de Leasing o contrato pode prever ou não a escolha de compra por quem o arrendou.

O Leasing ou Arrendamento Mercantil é uma forma de financiamento de veículos que permite a você escolher um modelo de  carro e indicar para o banco ou financeira/arrendante fazer a aquisição para arrendá-lo para você. Quem compra o carro não é você mas, o banco que arrenda para você. Isso que dizer que o CRV é emitido em nome do banco ou financeira que o comprou, entretanto, com o endereço seu. Ou seja você fica responsável por quitar as parcelas.

Além disso, todas as demais despesas que tiver com o carro como por exemplo as multas de trânsito, IPVA, seguros e custos de manutenção tudo fica diretamente sob sua responsabilidade e cuidado. E no caso de atraso ou não pagamento das parcelas por um tempo dterminado em contrato o banco pode retirar o carro de você.

No sistema de Leasing o carro não é de propriedade sua, diferente do CDC que no caso, mesmo que você ainda não tenha pago todo o veículo e ele fique alienado ele já está em seu nome, ou seja você é o proprietário já no momento em que adquiriu o veículo.

O leasing pode ser visto como um tipo de aluguel de um carro  com a opção de compra. Quem  decide se  deseja comprar ou não é você e essa opção de comprar ou não pode ser tomada no início, durante ou no final do contrato do Leasing. A vantagem que algumas pessoas veem no Leasing é a isenção do IOF, isso faz com que a taxa de juros que incide no valor das parcelas fica um pouco menor que a do CDC.

Por sua vez, nesse modelo de financiamento há opções de parcelar que variam de 24 meses (mínimo) até 72 meses, prazo máximo. Assim, até a quitação total do financiamento o carro fica em nome do banco.

O Leasing é uma opção com a qual a grande maioria dos bancos e financeiras opera. É uma questão de negociar as melhores vantagens  para você e escolher o modelo de veículo que você deseja.